Historia - Portão 10 - Santa Cruz
Historia de la barra brava Portão 10 y hinchada del club de fútbol Santa Cruz de Brasil
A Portão 10, torcida organizada do estilo barra brava, predominante no restante dos países da América do Sul, nasceu em 2007 e na época se chamava apenas Avante Santa. Nasceu com intuito de mudar a realidade das organizadas uniformizadas do Santa, principalmente no que diz respeito às músicas e as vestimentas, tudo alusivo ao Santa Cruz. Em 2008, adotou no nome o "Portão 10", por ser a entrada que ficava na época, era na bandeira de escanteio da barra do canal. Com o crescimento da barra foi necessário a mudança de lado, onde funcionou até 2012. Ainda em 2012, por uma série de fatores, teve as atividades paralisadas.
Por ainda se ter vivo um sentimento muito forte em alguns componentes amigos, para não morrer a ideologia, surgiu da Portão 10 um movimento ideológico chamado Movimento Popular Coral, com intuito de lutar pela resistência e fortalecimento da ideologia popular do Santa Cruz e a cultura de sua torcida, e consequentemente da P10, atuando principalmente na torcida. Com o passar do tempo, e a descaracterização de nossa torcida cada vez mais evidente, surgiu a demanda da representação do movimento também na arquibancada, e a volta da Portão 10 se transformou em pauta do MPC.
Em 2014, o projeto começou a fase da execução e este ano foi dado como concluído. O MPC segue a luta ideológica, agora tentando se concentrar mais na política do clube e do estado, em relação ao futebol e a sociedade, e a torcida, como Portão 10, segue sua atuação na arquibancada do Arruda, novamente no lado em que nasceu, com a ideologia de cantar os 90 minutos, independente do resultado, com trapos de apoio ao Santa, bandeirolas e tirantes.
A Portão 10 segue na luta de apoiar o MAIS QUERIDO incondicionalmente!
JUNTOS FAREMOS HISTÓRIA!