Estadio Gigante da Beira-Rio
Estadio de fútbol Gigante da Beira-Rio.
Estadio Gigante da Beira-Rio:
O Estádio José Pinheiro Borda, conhecido como Gigante da Beira-Rio ou simplesmente Beira-Rio, de propriedade do Sport Club Internacional, está localizado às margens do lago Guaíba, e leva o nome como Beira-Rio por um equívoco que se fez na época, por considerar Guaíba um Rio, quando na verdade é um Lago. Situado em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Foi batizado em homenagem ao cidadão português e colorado - alcunha que designa o torcedor do clube - que presidiu a comissão de obras e comandou a construção4 , vindo a falecer pouco antes de sua conclusão.
Reforma para a Copa de 2014
No Domingo, 12 de dezembro de 2010, parte da arquibancada inferior começou a ser desmontada, reduzindo assim a capacidade de público do estádio na temporada 20116 . Depois disso, o clube decidiu mudar a forma de financiamento da obra que seria feita com recursos próprios, para uma parceria com uma construtora, pois faltou dinheiro em caixa. No dia 19 de março de 2012, foi assinado o contrato de parceria com o Grupo Andrade Gutierrez7 . A obra é totalmente executada com recursos privados, com exceção de uma parte de calçamento e drenagem em área pública, pertencente à Prefeitura de Porto Alegre, com custo estimado em cerca de R$ 7 milhões. Atualmente (janeiro de 2014), o status das obras apresentam cerca de 97% de conclusão (dados extra-oficiais da Andrade Gutierrez), sendo que o prazo final, estabelecido pela FIFA para conclusão das obras, foi prorrogado para 28 de fevereiro (em virtude de problemas ocorridos em outras arenas). A capacidade total do Gigante da Beira-Rio, para a Copa do Mundo, será de 51.800 pessoas; após o evento, esta poderá ser ampliada para 58.000 pessoas, ou até mais, dependendo dos ajustes que serão feitos, posteriormente. O estádio deixará um novo marco na história colorada: O Internacional será o único clube do futebol brasileiro a ser sede de 2 Copas do Mundo.