Historia del Movimiento Torcida Organizada en Brasil

Historia del Movimiento Torcida Organizada en Brasil

Historia del Movimiento Torcida Organizada en Brasil

Torcida organizada é a denominação dada a uma associação de torcedores de um determinado clube esportivo no Brasil e no mundo.

A maioria das torcidas brasileiras são uniformizadas, ou seja, seus membros usam roupas com a marca da própria torcida.

No Brasil, o precursor das torcidas organizadas foi o São Paulo Futebol Clube. Criada em 1939 na Mooca pelo cardeal são-paulino Manoel Raymundo Paes de Almeida com o nome de Grêmio São-Paulino, a TUSP — Torcida Uniformizada do São Paulo — foi a primeira torcida uniformizada do Brasil. A torcida era conhecida por ser muito entusiasmada e por fazer comemorações por conta própria com serpentinas e confetes. Ela esteve presente, por exemplo, na Inauguração do Estádio do Pacaembu em 1940.

No Sport Club Internacional, Vicente Rao escreveu as mais belas páginas na história, em 1940 criou a primeira torcida organizada do Rio Grande do Sul, hoje, Camisa 12; em seguida a Charanga do Flamengo, fundada em 1942, por Jaime de Carvalho, durante a realização de um Fla-Flu disputado no Estádio de Laranjeiras. Posteriormente, em 1944, foi criada a Torcida Organizada do Vasco da Gama, se caracterizando como a primeira torcida organizada nos moldes atuais da sociedade.

Normalmente, as associações dos torcedores organizados adotam um mascote próprio e é a partir daí que ele irá desenvolver diversos produtos com a marca da torcida. São os clubes esportivos que repassam ingressos às suas respectivas torcidas uniformizadas, para que acompanhe os eventos e façam o uso dos ingressos para conseguir lucratividade, isto é, vendem as entradas para outros torcedores com um preço maior. Durante os jogos, as torcidas organizadas utilizam diversos tipos de materiais, entre eles; bandeiras de grande porte, bandeirões, faixas com o nome da torcida e fogos de artifício. Dentro das torcidas organizadas há uma estrutura de hierarquia, os cargos mais importantes são: presidente, vice-presidente e tesoureiro. Na maioria das vezes esses cargos são remunerados, são pagos com a renda obtida das mensalidades pagas pelos membros e pela venda de produtos ligados à torcida. Essas torcidas criam gritos de Guerra e músicas para exaltarem seus clubes e implicarem a torcida adversária.

As torcidas organizadas são famosas por cantarem gritos de guerra durante os eventos esportivos. Estes gritos enfatizam a própria torcida, o clube, o nome dos desportistas e também os adversários. É frequente o uso de palavrões durante os cantos, especialmente quando se refere aos rivais, os quais também são vítimas de provocações e chacotas. Às vezes também são utilizados gritos políticos ou de protesto.